10 excelentes dicas para: usar vinagre na limpeza de casa

O vinagre é um produto que geralmente todos temos em casa, a utilidade do vinagre na culinária são muitas, como temperar saladas, é usado em molhos, para tirar o cheiro desagradável do frango. Mas a utilidade desse produto vai muito além, pode ser usado nos cabelos e também pode usar vinagre na limpeza de casa e o melhor, o  valor do vinagre é bem camarada, não agride o meio ambiente não faz mal para os animais de estimação.

Então vamos as dicas para usarmos o vinagre na limpeza de casa no nosso dia a dia, espero que vocês gostem das dicas.

Dica #1

Quem nunca esqueceu as toalhas depois de lavadas dentro da máquina? E não precisa deixar de um dia para o outro não, poucas horas que elas ficam dentro da máquina, úmidas e abafadas é o suficiente para que o cheiro fique bem desagradável.

A dica que vou dar agora, não só tira o mal cheiro, como quebra o acúmulo de sabão e amaciante do tecido.

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de vinagre branco
  • Água quente

Preparo:

1 – Coloque as toalhas na máquina e encha com água quente (muitas máquinas já opção de água quente);

2 – Adicione a xícara de vinagre e execute um ciclo de lavagem regular;

3 – Quando o ciclo estiver concluído, adicione mais água fervente e meia xícara de bicarbonato de sódio. Execute um segundo ciclo.

4 – As toalhas podem ser secas no varal ou secadora.

Eu tenho lava e seca e faço esse procedimento da seguinte forma:

  • Coloco as toalhas na máquina e o vinagre coloco no dispenser onde iria o sabão, coloco para lavar nino menor ciclo com água quente.
  • Quando o ciclo termina, coloco o bicarbonato no dispenser do sabão, e novamente no menor ciclo com água quente.

Na minha máquina o maior grau é de 60 ºC e o menor ciclo de 15 minutos.

Dica #2

O vinagre, é ótimo para tirar gordura dos eletrodomésticos, pode ser usado na geladeira, microondas, fogão, forninho, em tudo que for metálico. É só usar puro em um pano limpo que não solte fiapos.

Mas se o interior do microondas tiver daquele jeito, tem um truquezinho. Coloque em uma vasilha 2 colheres (sopa) de vinagre e uma xícara de água. Coloque a vasilha dentro do microondas e aqueça por uns 5 minutos (não mais que isso), e mantenha o microondas fechado por mais 5 minutos. Esse pequeno truque ajuda na limpeza nas cracas que estavam grudadas no microondas e tira o mal cheiro.

Dica #3

O vinagre é excelente para desentupir ralos, que muitas vezes fica entupido por excesso de gordura e resto de alimentos. Isso acontece pois a combinação dos dois cria dióxido de carbono que aumenta a pressão do cano, ajuda a retirar o que esta causando o entupimento do cano.

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de bicarbonato
  • 1/2 xícara de vinagre branco
  • 1 litro de água fervendo

Primeiro despeje o bicarbonato no ralo, em seguida despeje o vinagre, uma espuma branca vai ser formar. Quando a espuma diminuir, despeje a água fervendo, despeje com cuidado para não respingar. Dependendo a situação do ralo o precedimento deverá ser repetido.

O ralo não esta entupido, mas esta com mau cheiro? 

Despeje 1 xícara de vinagre no ralo.

Dica #4

Essa eu aprendi com a moça que limpa aqui em casa, eu sempre usei limpa vidro para limpar as janelas e o boxe do banheiro aqui e de casa. Quando essa moça veio limpar aqui em casa, ela disse que o limpa vidro é o responsável por deixar aquelas marcas de "bolinhas" nos vidros e que ela só usava vinagre misturado com água.

A receitinha é simples:

  • 1 parte de água
  • 1 parte de vinagre
  • Misture e use com um pano que não solte fiapos ou jornal

Dica #5

O vinagre também pode ser usado para limpeza de pisos (que não levem cera) e que possam ser limpos com pano úmido.

O vinagre é considerado um antibacteriano natural, por isso essa mistura também é ótima para ser usada nas áreas que os pets tem maior acesso.

Anota ai:

  • 1 xícara de vinagre
  • 5 litros de água

Mistura e passe por toda casa.

Dica#6

O banheiro é um lugar que o mofo adora fazer morada, mas o vinagre pode acabar com a graça desse negocinho chato. Para acabar com o mofo do banheiro ou prevenir que ele apareça é simples.

Esfregue vinagre nas paredes do boxe, se tiver cortinas de plástico passe nelas também e nos rejuntes. Aqui em casa eu passo com uma vassoura até no teto.

Dica #7

Essa dica não é bem de limpeza, mas para manter um ambiente limpo e longe das pragas chamada formiga que adoram aparecer em nossas cozinhas.

Para mantê-las afastada é simples, pegue um borrifador e coloque vinagre puro, borrife por onde elas passam, nos batentes das portas e janelas. Só não borrife vinagre em mármores e granitos.

Dica #8

Nessa dica para higienizar colchões e travesseiros, além do vinagre iremos usar outros dois produtos que adoro usar na limpeza de casa.

Ingredientes:

  • Álcool
  • Água
  • Vinagre
  • Lisoform

Misture em partes iguais todos os ingredientes, coloque em um borrifador e pulverize colchões e travesseiros com a mistura. Deixe secar, de preferencia ao sol. Essa mistura é excelente para combater ácaros e fungos. Somente depois de seco arrume a cama com lençóis limpos.

Dica #9

Tirar manchas do vaso sanitário com vinagre.

Essa é bem simples, despeje vinagre puro sobre as manchas e deixe agir por uns 30 minutos e depois limpe com uma escovinha. As manchas sairão muito mais facilmente.

Dica#10

Use o vinagre para ajudar na limpeza das colheres de pau e tábua de carnes.

Hoje em dia não é mais recomendo uso de colheres de pau e nem tábuas de madeira, mas confesso que adoro as duas e ainda uso aqui em casa.

Para desinfetar, eu uso:

  • 1 parte de vinagre
  • 1 parte de água morna

Para a colher de pau, é só lavar a colher normalmente e depois mergulhar a colher na mistura e deixar de molho por uns 20 minutos.

Para a tábua de madeira, lavar normalmente enxaguar, e jogar a mistura nos dois lados da tábua e deixar secar em pé, de preferência ao sol.

Essas foram as dicas de hoje, espero muito que vocês tenham gostado e que façam uso das dicas.

Caso tenha alguma dica legal, deixe nos comentários  :-)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

print
Tendência de decoração: Como usar mural grid para uma decoração charmosa e organizada
Ideias maravilhosas para decorar e organizar seu banheiro
Entenda a diferença entre Retrô e Vintage